Sharingam

Sharingam


O Sharingan é a kekkei genkai do Clã Uchiha, manifestada em forma de doujutsu - técnicas oculares diretas que não necessitam de selos. Por ser uma característica fundamental de vários personagens significativos na série, já teve grande parte de seu funcionamento exposto.

O Clã Uchiha é descendente direto do Clã Hyuuga, e nasceu muito antes da primeira vila ninja ser fundada. As duas famílias compartilham algumas características, como a pele clara, cabelos escuros e a kekkei genkai do tipo doujutsu. é inferido que o Byakugan, com o tempo, mutou e evoluiu para a forma conhecida do Sharingan, apesar de existirem poucas semelhanças entre os dois doujutsus atualmente. Enquanto o Byakugan é óbvio em todo Hyuuga, na forma de olhos descoloridos e sem pupila aparente, nenhum Uchiha nasce portando o Sharingan. Pelo contrário, os membros desse clã possuem olhos de cor e capacidade comuns até serem capazes de despertar a kekkei genkai.

Aparentemente, o Uchiha fica propício a despertar ou ativar o Sharingan quando se encontra em alguma situação particularmente intensa, sendo que a causa mais freqüente é a raiva ou a necessidade de defender a si mesmo e aos outros. Apenas dois membros do clã tiveram o despertar do Sharingan claramente exposto na série: Uchiha Obito usou o Sharingan pela primeira vez enquanto lutava contra Taiseki, que usava um jutsu de invisibilidade; e Uchiha Sasuke ativou o doujutsu enquanto lutava contra Haku, olho esquedo com uma tomoe e olho direito com duas {spoiler} Na verdade, Sasuke já havia despertado o Sharingan quatro anos antes, quando seu irmão mais velho, Uchiha Itachi, chacinou o próprio clã com a ajuda de Uchiha Madara. Na época, os dois olhos tinham apenas uma vírgula cada {spoiler}. Além de não ser uma habilidade inata, o Sharingan também não aparece em sua forma completa. Os membros do Clã Uchiha precisam evoluir o Sharingan para que possam ser capazes de utilizar toda a extensão de sua capacidade.

Habilidades Derivadas
O Sharingan tem resquícios da principal característica do Byakugan que possibilita ver o sistema de chakra dos seres vivos. Apesar de não poder ver claramente os caminhos de chakra (e muito menos ainda os tenketsus), o Sharingan é capaz de acompanhar a movimentação e o fluxo de chakra pelo corpo.
Para fazer jus ao nome, o "olho copiador" pode acompanhar até os movimentos mais rápidos e possibilitar que o Uchiha os memorize. Foi dessa forma que Uchiha Sasuke conseguiu aprender o Kage Buyo de Rock Lee depois de ser atingido pelo golpe uma única vez; e também foi assim que Hatake Kakashi conseguiu copiar mais de mil jutsus.
Essa rapidez na leitura das açőes observadas pelo Sharingan também permite que seus usuarios consigam desviar e atacar com muito mais rapidez e certeza, na maioria dos casos. Para completar, o Sharingan totalmente desenvolvido é capaz de prender os inimigos em Genjutsus através de uma mera troca de olhares.

Evolução do Doujutsu
Inicialmente, todo Uchiha têm olhos comuns, com a íris e a pupila em cores e formas normalmente atribuídas a todos os seres humanos. A capacidade de visão do ninja, nesse estágio, também é normal, apesar de poder ser expandida até o limite entre um olho comum e o Sharingan.

Estágio 1


Quando o Uchiha desperta o Sharingan pela primeira vez, a íris adquire uma cor vermelho vivo ao mesmo tempo em que uma forma semelhante a uma vírgula (tomoe, 巴) surge na íris, entre a pupila e a esclera. Essa tomoe solitária passa a orbitar em torno da pupila, girando rápido quando o Uchiha força os olhos para utilizar as habilidades do doujutsu.
Nesse estágio, o Sharingan proporciona ao ninja a capacidade de acompanhar e antecipar golpes e selos, facilitando a evasão e o contra-ataque, além de permitir a memorização de movimentos que podem ser reutilizados pelo Uchiha de acordo com suas capacidades individuais de força e velocidade. 

Estágio 2


O surgimento de uma segunda tomoe (diametralmente oposta à primeira) gravitando em torno da pupila expande a capacidade do Sharingan: nesse estágio, o olho é capaz de acompanhar e copiar movimentos quase que instantaneamente (dependendo, é claro, das condiçőes físicas do Uchiha). Também melhora a percepção do ninja em relação a ilusőes, já que o Sharingan é capaz de ver através de Genjutsus.
Uma das maiores vantagens é a capacidade de observar a movimentação e o fluxo de chakra em outros seres vivos. Dessa forma, o ninja pode perceber se o chakra do organismo está desestabilizado por causa de algum jutsu, "medir" a quantidade de chakra de um adversário, ou mesmo discernir bunshins de seus respectivos conjuradores.

Estagio 3

O Sharingan amadurece por completo quando adquire sua terceira e última tomoe, alcançando sua forma verdadeira e levando sua alcunha de "olho copiador" ao extremo. Nesse estágio, a capacidade de percepção do olho é tão grande que o ninja é capaz de antecipar o próximo movimento do adversário através dos menores espasmos. é uma habilidade tão precisa que parece tornar possível "prever" o futuro. Se o ninja for rápido e forte o bastante, pode até mesmo copiar um jutsu em tempo real e usá-lo contra o próprio conjurador - fato que fez Hatake Kakashi ser conhecido pela alcunha "Copy Ninja Kakashi".

Essa característica permite que o ninja evada ataques iminentes e antecipe os contra-ataques com precisão quase perfeita, conservando mais chakra e aumentando as chances de vitória. No entanto, a habilidade mais temida de um Sharingan completamente desenvolvido é, certamente, a capacidade de usar Genjutsu sem a necessidade de selos ou qualquer ritual de preparação: basta que o adversário olhe nos olhos do Uchiha para que a ilusão seja posta em prática. Essa característica também facilita bastante reversão de genjutsus. é por essa razão que o Clã Uchiha era bastante conhecido como usuário de Genjutsu.

Mangeykyou sharingan





Além do Sharingan maduro, com três tomoe, a kekkei genkai do Clã Uchiha possui ainda mais uma evolução para o doujutsu. O Mangekyou Sharingan é tratado com sigilo até mesmo dentre os membros do clã, tanto pelo seu nível absurdo de poder, quanto pela forma imoral com que é obtido. Os primeiros Uchihas a alcançarem esse patamar de poder foram Uchiha Madara, amplamente conhecido como o patriarca do clã e rival de Senju Hashirama (Shodai Hokage), e Uchiha Izuna, seu irmão mais novo. Com a evolução do doujutsu, os dois foram capazes de trazer muita fama e honra para o clã, mas tiveram que pegar por seu sucesso com a deterioração da visão a cada vez que o Mangekyou era utilizado O que culiminou na completa cegueira de Uchiha Madara 

Não fica claro como, exatamente, Izuna e Madara obtiveram a última evolução do doujutsu. A única pessoa que oferece alguma explicação nesse sentido é Uchiha Itachi, que explica ao irmão mais novo, Sasuke, que aqueles olhos só poderiam se alcançados se o Uchiha "matasse seu melhor amigo". No entanto, essa justificativa não está completamente certa, já que Hatake Kakashi, que nem mesmo é membro do Clã Uchiha, despertou o Mangekyou Sharingan por conta própria. Uchiha Sasuke não precisou matar o melhor amigo para conseguir seu Mengenkyou Sharingan; o estopim para a evolução foi a morte de Itachi antes que Sasuke descobrisse que o irmão não era o total responsável pela destruição dos Uchiha .

Eterno Sharingan

Obter o Mangekyou Sharingan já é um feito extremamente complicado; conseguir o Mangekyou Sharingan Eterno é ainda mais improvável. O único caso conhecido na série é o dos irmãos Uchiha Madara e Uchiha Izuna: ambos possuíam o Mangekyou Sharingan e danificavam a visão depois de usá-lo. Madara ficou cego em meio as muitas batalhas travadas pelo Clã Uchiha, e Izuna, num ato de altruísmo fraternal, ofereceu os próprios olhos para o irmão mais velho.

Dessa forma, Madara não apenas tornou a ver, como seu novo Mangekyou Sharingan não desgastava mais quando usado. A forma do Mangekyou Sharingan Eterno de Uchiha Madara parece uma fusão entre os caleidoscópios dos dois irmãos. Esse segredo foi passado sigilosamente entre as geraçőes seguintes de Uchiha, e muitos pares de irmãos almejavam o poder inesgotável alcançado por Madara.

((•)) Ouça este post


 
Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade Publicidade